Wednesday, February 10, 2021

A linguística ecossistêmica e a literatura em Timor-Leste

Em 2019, publiquei um artigo na Ecolinguística: Revista brasileira de ecologia e linguagem (ECO-REBEL), intitulado A linguística ecossistêmica e os estudos literários: algumas aproximações com base na literatura oral em Timor-Leste, que pode ser acessado aqui

Neste artigo, retomei a discussão que havia feito em Língua e meio ambiente na literatura em língua oral em língua Tetun, Timor Leste, cuja postagem pode ser lida aqui, bem como o artigo encontrado no mesmo link.

Segue o resumo:


O presente artigo faz uma abordagem ecolinguística, com ênfase na Linguística Ecossistêmica, da literatura oral em língua tetun, falada em diferentes regiões de Timor-Leste. Procuramos apresentar algumas relações entre língua e meio ambiente encontradas em diferentes gêneros textuais da literatura oral em língua tetun. Para tanto, discutiremos alguns aspectos teóricos da Linguística Ecossistêmica, em (1); descreveremos o Ecossistema Linguístico de Timor-Leste, em (2); apresentaremos os gêneros da literatura em língua tetun, em (3); em seguida, em (4), elaboraremos nossa análise ecolinguística da literatura tetunófona.


No comments: