Sunday, February 23, 2014

Ainda sobre a realidade e as crenças do ensino de português em Timor-Leste

Na postagem anterior (http://easttimorlinguistics.blogspot.com.br/2014/02/realidade-e-crencas-no-ensino-de-lingua.html), divulguei o trabalho de Izabel Cristina Diniz e Luana Fabrícia Correia Silva sobre as temáticas apontadas no título, a realidade e as crenças, na comunicação intitulada Presença da língua portuguesa em Timor-Leste: contexto de ensino e crenças sobre aprendizagem.

Conforme escrevi brevemente, a análise dos mitos e crenças no processo de ensino-aprendizagem do português em Timor-Leste é um tema inexplorado, interessante, necessário e que gerará muitos frutos como resultados de sua pesquisa. 

Desta maneira, as autoras retomam a este tema, com a versão estendida da comunicação apresentada ao IV SIMELP, publicando em formato de artigo na revista Vozes do Vale, da Universidade federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), em seu volume 4, do ano de 2013. O artigo, intitulado Língua Portuguesa em Timor-Leste: contexto de ensino e crenças sobre aprendizagem pode ser lido e baixado aqui: http://www.ufvjm.edu.br/site/revistamultidisciplinar/files/2011/09/L%C3%ADngua-Portuguesa-em-Timor-Leste-contexto-de-ensino-e-cren%C3%A7as-sobre-aprendizagem-Brasil.pdf. 

Segue o resumo:

Resumo: Este artigo apresenta alguns aspectos atuais da realidade educacional de Timor-Leste, especificamente, em relação à língua portuguesa e também dá a conhecer as dificuldades encontradas quanto ao ensino e à aprendizagem dessa língua. Além disso, pretende-se analisar algumas crenças de estudantes timorenses relacionadas com a aprendizagem e o uso do português. Visando estes objetivos, será relatada uma experiência em ensino de Língua Portuguesa vivenciada pelas autoras em terras timorenses, no ano de 2012. Considerando a investigação realizada, os resultados apontam para a importância de uma política linguística que se deve preparar para grandes desafios em termos educacionais.


No comments: