Monday, April 01, 2013

Revista Camões sobre Timor-Leste - 2001

O periódico Camões - Revista de língua e cultura lusófonas em seu número 14, do ano de 2001, publicou uma edição temática sobre Timor-Leste. Este número foi um marco para os estudos leste-timorenses, já que apresentou uma série de estudos que contribuíram para um melhor conhecimento do país nas mais diversas áreas do saber. Há artigos sobre: as línguas locais, a língua portuguesa, história leste-timorense, cultura, invasão indonésia e resistência timorense, identidade nacional, entre outros.  

Apesar de ultimamente muito ter se pesquisado sobre alguns temas abordados neste número, o que torna  os artigos um tanto ultrapassados, vale a pena ler a contribuição de grandes autores/pesquisadores de Timor-Leste, assim como se verificar como ocorreu a construção do saber sobre Timor-Leste nos últimos anos. Além de ser bibliografia obrigatório para o interessado em Timor-Leste. Desta maneira, a revista é uma leitura indispensável.

Segue abaixo apenas a imagem da capa da revista:



Para download da revista inteira, assim como um comentário sobre ela, recomendo a consulta ao blogue Língua portuguesa em Timor-Lestehttp://profesdeptemtl.blogspot.com.br/2012/12/timor-lorosae-camoes-revista-de-letras.html (devo confessar que fui inspirado por esta postagem do blogue, de meu amigo Nuno Almeida, para elaborar esta minha com o objetivo de divulgar a revista também).

No comments: