A formação de professores leste-timorenses em Timor Leste, ou fora de Timor também, tem sido objeto de interesse recentemente. Como eu, Davi Borges de Albuquerque, autor deste blog, possuo a experiência de ter lecionado a disciplina de Português Instrumental na Capacitação de Professores de Timor-Leste, em Maliana (distrito de Bobonaro), Fatumaca (distrito de Baucau) e Dili, no ano de 2008, resolvi elaborar este "pequeno post" com alguns comentários e umas referências dedicadas ao assunto e disponíveis na internet. Enfatizo "pequeno post", pois este é um objeto de estudado ainda a ser investigado e que possui muito a ser dito, o que os comentários aqui farão somente uma alusão de maneira breve, estando muito aquém de esgotar o assunto, que necessita de uma atenção especial.
Atualmente, as principais instituições de formação e capacitação de professores leste-timorenses são os governos brasileiro e português, que enviam seus respectivos professores. O objetivo primeiro é oferecer um conjunto de saberes teóricos e práticos de natureza emergencial aos professores leste-timorenses em exercício de sua profissão, mas que possuíram, ou possuem, alguma dificuldade em sua formação universitária ou na prática de sala de aula. O conjunto de saberes é emergencial pelo fato dos professores leste-timorenses já estarem em prática de sala de aula, portanto os cursos oferecidos devem ser rápidos e voltados às necessidades desses profissionais, e também é emergencial pelo grande número de professores leste-timorenses não serem graduados, ou serem apenas graduandos, ou, ainda, terem se graduados em licenciaturas de natureza duvidosa, em sua maioria na Indonésia, que não os forneceram condições básicas à prática docente.
A primeira dissertação que merece destaque tanto pelo seu pioneirismo, foi apresentada à Faculdade de Educação (FE) da Universidade de Brasília (UnB) no ano de 2006, como por sua metodologia de pesquisa, elaborou um questionário, aplicou-o a 215 professores de quatro distritos diferentes (Manatuto, Viqueque, Dili e Liquiçá) e comparou os resultados dos professores que fizeram o curso de formação de professores com os professores que nao o fizeram. A dissertação elaborada por Agostinho Almeida Fernandes intitula-se Estudo comoparativo entre os professores que fizeram e que não fizeram curso de formação docente na República Democrática de Timor-Leste e destaca-se também por apresentar uma discussão sobre o referencial teórico a respeito de formação de professores e sobre a pesquisa, coleta e análise de dados quantitativos. O link é http://bdtd.bce.unb.br/tedesimplificado/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=820.
Outra dissertação, esta apresentada ao Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade de Brasília (UnB), intitulada Cooperação bilateral Brasil-Timor-Leste na profissionalização docente em serviço: perspectivas e desafios do século XXI, por Maria Manuela Gusmão, em 2010, analisa o sistema educacional e a formação de professores em Timor Leste através da história do país. Iniciando no período colonial português, depois pela dominação indonésia, até os dias atuais com a independência, a atuação da ONU, de diversas ONGs e dos governos brasileiro e português. O link para o download é http://bdtd.bce.unb.br/tedesimplificado/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=6866.
Especificamente sobre a formação de professores leste-timorenses de matemática há alguns trabalhos, desenvolvidos na Universidade Federal de Goiás (UFG). Há uma dissertação intitulada Um estudo comparativo da formação de professores de matemática no Timor-Leste e no Brasil: uma proposta de qualificação para os professores em exercício, no ensino médio do Timor-Leste, de Luno Verdial do Rosário, do ano de 2010, porém não tive acesso a ela, encontrei somente o resumo e os dados, disponíveis em http://www.proad.ufg.br/uploads/files/96/Resumo027.pdf.
Mais uma dissertação, esta intitulada A formação de professores de matemática no Timor-Leste à luz da etnomatemática, de Joaquim do Carmo Belo, também de 2010, oferece um excelente panorama histórico da educação em Timor Leste, especificamente da formação de professores, juntamente com valiosas informações etnográficas. Porém, deixa um pouco a desejar em relação a etnomatemática leste-timorense, pois na realidade aborda este assunto, que faz parte do próprio título, de maneira superficial. Pode ser acessada em http://www.sistemasconsultoria.com.br/mecm/Diss_JoaquimdoCarmoBelo.pdf
Há tambem um artigo intituldo A Aprendizagem de Frações e a Formação de Professores de Matemática no Timor-Leste, de Gaspar Varela e Rogério Ferreira, disponível em http://ebrapem.mat.br/inscricoes/trabalhos/GT01_Varela_TA.pdf. Neste artigo, os autores analisam o processo de formação de professores de matemática em Timor Leste através de um estudo de caso, ou seja, analisam a formação do professor através do processo de ensino-aprendizagem de frações, as dificuldades que surgem aos alunos neste processo e como o professor está preparado para solucionar estes problemas em sala de aula.
Ainda, há outros artigos pequenos que tocam em um ou outro ponto importante sobre este tema abordado aqui no post, porém pouco têm a acrescentar à teoria ou no auxílio à prática docente, por isso não foram mencionados aqui. Caso algum pesquisador acha que alguma injustiça foi feita e deseja acrescentar seu trabalho, fico feliz em receber seus comentários e contribuições, que serão acrescentadas ao blog.
1 comment:
Há uma investigadora portuguesa (Elisa Sousa) atualmente a desenvolver o seu doutoramento sobre o ensino em Timor-Leste. O plano geral da sua investigação foi aprovado há alguns meses na Universidade do Minho.
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