Sunday, October 24, 2010

As variedades da língua Tetun


No I Congresso Internacional de Dialetologia e Sociolinguística, que aconteceu de 17 a 21 de outubro de 2010, em São Luís, apresentei um trabalho apresentando evidências sociolinguísticas para a classificação das variedades da língua Tetun.

A comunicação intitulada A língua Tétum de Timor Leste e suas variedades é um trabalho introdutório que procura analisar a língua Tetun seguindo a teoria da Sociolinuística Variacionista. No nível fonológico, verifiquei a ocorrência da oclusiva glotal, do glide /w/, e a variação na realização da oclusiva velar /k/, da fricativa labiodental /f/ e das consoantes palatais de origem lusófona nas diferentes variedades da língua. No nível lexical, verifiquei a ocorrência dos empréstimos lusófonos na produção oral e escrita do falante leste-timorense.

Ainda, no nível sociolinguístico as influências encontradas foram o grau de escolaridade, a língua materna, a idade e o sexo do falante. Como conclusão, apresenta uma proposta de dividir a língua Tetun somente em duas variedades: o Tétum-Térik e o Tétum-Praça, enquanto as demais subdivisões estariam em um nível hierárquico inferior ao nível das variedades, que chamei de subvariedades, como o Tétum-Dili, Tétum-Belo, Tétum-Fehan, entre outros.

Em breve este trabalho será publicado, e assim eu escreverei outro post ao leitor avisando sobre a publicação.

    

No comments: