Friday, April 18, 2014

Moedas de Timor - Parte 1 - As moedas atuais - Centavos de 2003

Como sou um colecionador de cédulas e moedas, não posso deixar de escrever mais uma postagem sobre o assunto (escrevi uma postagem anterior sobre as cédulas de Timor que pode ser lida aqui), desta vez escreverei em duas partes, sendo esta primeira em que discorrerei sobre as moedas atuais, e na segunda escreverei um pouco sobre os escudos timorenses.

A unidade monetária de Timor-Leste é o Dólar Americano, cujas cédulas circulam até a atualidade, porém moedas próprias do país começaram a circular em 2003, com a escrita em língua portuguesa, marcando os centavos, e apresentando elementos culturais leste-timorenses, sendo as moedas de 1, 5, 10, 25, 50 e a mais nova de 100 centavos. Por isso, chamo-as de Centavos de 2003, enfatizando o ano em que começaram a ser cunhadas e também para não confundir com os centavos do Escudo Português, unidade monetária de Timor em vigor na década de 1970, que comentarei na próxima postagem. Ainda, de acordo com a INCM - Imprensa Nacional Casa da Moeda de Portugal, responsável pela cunhagem das moedas leste-timorenses, houve cunhagem ininterrupta de 2003 até 2013. Não tenho informações sobre o ano de 2014, mas provavelmente elas devem continuar a serem cunhadas neste ano também.

Neste blogue sobre economia de Timor-Leste (http://economianacaotimorlestebcr.blogspot.com.br/2009/02/moedas-de-timor-leste.html), há informações interessantes sobre as repercussões da cunhagem destas moedas e seu uso na economia do país, além de breves descrições de cada uma, da mesma maneira que será feito aqui.

Antes de começar a falar de cada uma separadamente, chamo atenção ao leitor de que todas as moedas de centavos de Timor-Leste apresentam o kaibauk abaixo do valor facial e um ornamento em volta também do valor facial, que representa o belak. Ambons são símbolos de poder presentes nas vestimentas tradicionais de nobres leste-timorenses, com o kaibauk sendo um ornamento usado na cabeça e semelhante a chifres, enquanto o belak é um escudo metálico, geralmente de prata, usado na maioria das vezes pendurado no peito. Os dois ornamentos podem ser vistos na foto abaixo:


Antes de falar os detalhes de cada uma das moedas, segue um esquema delas (exceto a de 100 centavos):

 



A moeda de 1 centavo é de aço revestido de níquel e apresenta um molusco em seu anverso, chamando atenção à fauna e a natureza em geral do país.


A moeda de 5 centavos também de aço revestido de níquel e apresenta em seu anverso o milho, que é uma das bases da alimentação leste-timorense, junto com o arroz. Representa também a necessidade da da agricultura e da alimentação do povo de Timor-Leste, que de certa forma passa por uma crise.


A moeda de 10 centavos é a terceira e última de aço revestido de níquel. Possui o galo em uma de suas faces que é um dos símbolos nacionais, tanto pela importância da luta de galos, assim como do entretenimento que tais lutas fornecem, como também do tratamento especial oferecido a esses animais pelos cidadãos do país.


A moeda de 25 centavos foi feita de uma liga de níquel e bronze entre os anos de 2003 até 2012, e a partir de 2013 a liga passou a ser de bronze e alumínio. Em seu anverso possui uma embarcação tradicional do país usada pelos pescadores, lembrando que a atividade pesqueira é de extrema importância também.


Da mesma maneira que a moeda de 25 centavos, a moeda de 50 centavos era feita com uma liga de níquel e bronze até o ano de 2012, sendo que a partir de 2013 a liga passou a ser de bronze e alumínio. Em uma de suas faces está representado o café, que é uma exportação de Timor-Leste, assim como esta espécie de café do país é mundialmente conhecida desde o período colonial, com diversos estudos dedicados a ele, incluindo até comentários do reconhecido Ruy Cinatti.


A moeda de 100 centavos começou a ser produzida somente a partir do ano de 2012 e é prateada e dourada, constituída de cuproníquel (prateado) e por uma liga de bronze e alumínio (dourada). Em sua face está Dom Boaventura que é o herói nacional e que se revoltou contra o domínio na Revolta de Manufahi . 

Foram comentadas acima todas as moedas em circulação de Timor-Leste, não comentei medalhas, nem as moedas comemorativas de prata e de ouro, que não são para circulação, apenas para a compra por colecionadores. Ainda, falando em colecionadores, no Banco Central de Timor-Leste (BCTL) e na INCM, há disponíveis para compra estojos e caixas de moedas de prova (em inglês proof) dos conjuntos de moedas de Timor-Leste, além do folder da moeda de 100 centavos. Vejam a foto abaixo desses belíssimos itens:   


Encerro aqui esta postagem sobre os Centavos de 2003 de Timor-Leste para, na próxima, falar dos Escudos Timorenses (esta próxima postagem já pode ser lida aqui). Até lá!

No comments: