Monday, March 25, 2013

O trabalho da Unilab com os leste-timorenses

A primeira postagem deste ano (um tanto atrasada...) trata-se de um vídeo sobre o trabalho que vem sendo feito pela Unilab - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. A matéria intitulada Estudante timorense realiza no Brasil o sonho de ter um curso superior foi transmitida pela rede Globo (finalmente alguma coisa boa desta emissora, mas acho que se trata de uma afiliada local, no estado do Ceará), no programa Globo Universidade.

A primeira parte (a parte principal) do vídeo apresenta a experiência e a história de vida de Maria Evangelina que é a aluna leste-timorense mais velha do curso de ciências da natureza. Ainda, ela foi aluna de professores brasileiros da cooperação Brasil-Timor-Leste, sendo que alguns professores brasileiros que a lecionaram são colegas meus. A segunda parte do vídeo apresenta algo relativo à infraestrutura da Unilab, focando no trabalho de uma nutricionista.

Tive também o prazer de conhecer dois professores da Unilab, quando participei do II CIDS, são eles Profa. Maria Elias Soares e Prof. Júlio Cesar Dinoá, que vêm fazendo um excelente trabalho junto aos alunos leste-timorenses. Para falar a verdade, esse trabalho vem apresentando resultados positivos e tenho muita vontade de poder contribuir e fazer parte dele futuramente.    


Ainda, no mesmo link, abaixo do vídeo, há algumas sugestões de outros vídeos e demais partes do programa sobre a Unilab. Vale a pena conferir.



No comments: