Friday, June 15, 2012

Morfossintaxe do Português de Timor-Leste

Saiu o artigo de minha autoria, intitulado Esboço morfossintático do português falado em Timor-Leste, na edição atual da revista Moderna Språk, volume 106, número 1, de 2012. Os links paras download são: http://ojs.ub.gu.se/ojs/index.php/modernasprak/article/view/1180/1020 ou https://www.academia.edu/2087714/Esboco_morfossintatico_do_portugues_falado_em_Timor-Leste.  

O artigo, conforme consta no próprio título, trata de um resultado preliminar das investigações sobre a variedade da língua portuguesa falada em Timor-Leste, que chamo apenas de Português de Timor-Leste, ou PTL.

Segue o resumo:

"O presente artigo procura apresentar evidências no nível morfossintático de que o português falado pelo povo leste-timorense trata-se de uma variedade dessa língua, chamada de Português de Timor-Leste (doravante PTL), assim como o Português Europeu (PE) e demais variedades já estudadas e que gozam de maior prestígio social, como o Português Brasileiro (PB), juntamente com outras variedades, como o Português de Moçambique (PM), Português de Angola (PA), e os crioulos de base lexical portuguesa. Para tanto, este trabalho, após a introdução, apresentará uma revisão crítica da bibliografia existente sobre os estudos linguísticos da língua portuguesa em Timor-Leste para depois analisar a morfossintaxe do PTL".


1 comment:

Idalina M.J DaSilva said...

concordo plenamente. eu ja trabalhei em TL e cheguei a mesma conclusao... bom trabalho.
idalina