Saturday, May 12, 2012

Sobre o bairro Tuana Laran - Dili

Fiquei de compartilhar este último post do blogue Direto de Timor-Leste que traz diversas informações sobre o bairro Tuana Laran, que fica na capital de Timor-Leste, Dili, onde residem vários professores brasileiros. Abaixo reproduzo a postagem intitulada Tuana Laran, que pode ser conferida no original no seguinte link:http://timorlorosaeceara.blogspot.com.br/2010/11/tuana-laran.html, como mais uma fonte de informação aos leitores deste blogue, assim como para não esquecer também do período que residi junto com demais professores, e também fazer uma homenagem ao colega, Prof. Cesar:

Tuana Laran


Há 2 anos resido no Bairro de Tuana Laran em Dili, Timor-Leste. Aproximando-se a chegada de minha partida deste país, resolvi escrever a cerca da origem do nome do lugar.

A primeira visão que se tem de Díli, quando se chega ao Aeroporto Internacional Nicolau Lobato, é de uma densa floresta de palmeiras que cercam toda a pista de pouso e decolagem do Aeroporto.

Em todo o Timor-Leste podemos encontrar dois tipos de palmeiras, a Tali metan (Corypha utan) e a Tuaqueira (Arenga pinnata). Tratam-se de árvores que podem chegar a 20 metros de altura e que possuem folhas de 5 a 7 metros de envergadura.

As fibras destas palmeiras são utilizadas na cobertura das casas tradicionais timorenses e sendo bastante resistente à água do mar também eram utilizadas pelos navegadores portugueses na fabricação de cordas usadas nos barcos.

Ainda é aproveitado da tali metan a seiva, que é conhecida como tuaca. Os timorenses dão um golpe na copa da palmeira, o que faz sair a seiva. Trata-se de um líquido esbranquiçado, doce e com um leve teor alcoólico, que pode chegar a 5%, mesmo sem processo de fermentação.

Depois que a copa das palmeiras é "golpeada", constrói-se um "sistema de canalização" utilizando canas de bambu, por onde a seiva corre para dentro de garrafas plásticas de 1,5 litro ou para garrafões de 5 litros.  Durante todo um dia, a seiva escorre para os recipientes.


Extração da tuaca utilizando-se bambus, no distrito de Dare.
(Fonte: Augusto Lança)
Depois que a tuaca é recolhida, esta deve ser bebida até ao dia seguinte por causa da fermentação que lhe dá o teor alcoólico, e faz com ela estrague muito rapidamente.  A tuaca também é conhecida como tua mutin (vinho branco) e é considerado a bebida nacional de Timor-Leste.

Destilando-se a tuaca, obtém-se ainda o tua sabu, uma espécie de aguardente. Por acidificação acética a tuaca transforma-se em tua sin, uma espécie de vinagre. À partir da tuaca ainda se obtém o açúcar de palma, muito consumido em todo o sudeste asiático.


Sabu significa em língua mambai, bruxa ou bruxaria. A designação da bebida foi dada pelos antigos timorenses, que acreditavam que o corpo de uma pessoa que consumia uma grande quantidade de tua sabu, era apoderado por uma espécie de bruxaria e por isso saía a fazer atos sem dominar completamente os sentidos.


Tuaca em garrafas plásticas

Atualmente em vários distritos timorenses, centenas de famílias sobrevivem exclusivamente da produção do tua mutin e do tua sabu. Algumas destilarias timorenses ainda produzem álcool etílico, à partir da tali metan.
Voltando à origem do nome do bairro Tuana Laran, tuana, vem de tua, que em língua tétum significa vinho ou bebida alcoólica. Já laran, significa em tétum, "interior".  O nome do lugar, deve-se então a grande presença das palmeiras tali metan e tuaqueira em todo o bairro.

No comments: