Sunday, November 29, 2009

Homenagem a Timor-Leste na 28a Feira do Livro de Brasília


Sábado, dia 28 de novembro de 2009, na 28a Feira do Livro de Brasília aconteceu uma homenagem a Independência de Timor-Leste.

Entre as pessoas que prestaram suas homenagens estavam os embaixadores de Cabo Verde e Moçambique; o jornalista Marcos Linhares, da Revista Fale! Brasília, foi o cerimonialista.

Timor-Leste foi colonizado por Portugal e conseguiu sua indepedência em 28 de Novembro de 1975. No mesmo ano foi invadido e dominado pela Indonésia. Após um longo período de lutas, massacres e "silêncios" - por parte dos timorenses que foram silenciados e por parte de diversas autoridades mundiais que viraram o rosto à situação timorense -, Timor-Leste conquistou sua genuína independência em 1999.

O embaixador de Timor-Leste no Brasil, Domingo Francisco de Jesus de Sousa, pediu um minuto de silêncio aos mortos na guerra e também as mulheres de Timor-Leste que sofreram de forma silenciosa como mártires foram lembradas.

Vale lembrar que a Embaixada de Timor-Leste no Brasil foi montada recentemente, assim como as atividades do Embaixador de Timor-Leste no Brasil começaram em tempos recentes. Isso demonstra, porém, o interesse do governo leste-timorense na política internacional e em estreitar (e manter, é claro!) laços com o Brasil, e outros membros da CPLP.

A Embaixada de Timor-Leste no Brasil fica em Brasília no seguint endereço:

Lago Sul, SHIS, QI 11, Conjunto 10, Casa 19
Tel: +55 - 61 - 3365-1366
embaixada@embaixadatimorleste.org.br

Amanhã, dia 29 de Novembro de 2009, haverá outro evento, também na 28a Fera do Livro de Brasília, intitulado Convergência da Língua Portuguesa: Agostinho da Silva e a CPLP com a presença do Embaixador Domingos Francisco de Jesus de Sousa.


No comments: