Wednesday, November 17, 2010

Outros recursos on-line!

Novos recursos on-line estão disponíveis sobre as línguas de Timor Leste. O primeiro deles é um trabalho de Avram intitulado An Overview of Reduplication and Compounding in Tetun Dili disponível no seguinte endereço: http://www.lingv.ro/resources/scm_images/RRL-04-2008-Avram.pdf. Como o próprio título informa, o artigo analisa os processos da morfologia derivacional do Tetun Dili, são eles: composição e reduplicação.

O segundo na realidade é uma série de links que estão disponíveis no Language Documentation Training Center da University of Hawai'i, Manoa. Lá há alguns recursos, como lista de palavras e algumas informações gramaticais, sobre várias línguas de Timor Leste, entre elas: Tetun, Manbae, Waima'a, Kemak (Ema) e Makasae. Segue o link geral com o índice de todas as línguas estudadas pelos membros desse centro: http://www.ling.hawaii.edu/~uhdoc/languages.html.

Portanto, para aqueles que estiverem interessados há mais recursos disponíveis na internet, além daqueles já listados por mim na lateral deste blog, assim como no decorrer dos posts anteriores.
    

Wednesday, November 10, 2010

Seminários de Pesquisa

O Seminário de Pesquisa do PPGL (Programa de Pós-Graduação em Linguística) da UnB (Universidade de Brasília), que se realiza toda sexta-feira, contemplará nesta semana, dia 12/11/2010, dois seminários sobre as línguas de Timor Leste, a saber: Aspectos linguísticos do Tetun Prasa: língua oficial de Timor Leste, Davi Borges de Albuquerque, e Aspectos preliminares da fonética e fonologia do Makasae, de Jessé Silveira Fogaça.   

O seminário intitulado Aspectos linguísticos do Tetun Prasa: língua oficial de Timor Leste, de minha autoria, apresentará a situação sociolinguística atual do Tetun Prasa e algumas questões de natureza variacionista também. Posteriormente, serão contemplados os níveis de análise linguística dessa variedade: será feita uma descrição do léxico tetumófono; a variação presente na realização dos fonemas, assim como o status fonológico de alguns sons; em relação à morfologia, procurarei enfocar nos processos de morfologia derivacional e reduplicação, explicando os processos que levaram à obliteração do sistema de morfologia flexional; e a sintaxe concentrarei minha exposição para descrever a estrutura dos principais sintagmas do Tetun Prasa.

Já o seminário Aspectos preliminares da fonética e fonologia do Makasae, de Jessé Silveira Fogaça, analisará, conforme o próprio título resume, os conceitos básicos da fonética e da fonologia da língua Makasae. O autor descreverá a fonologia segmental do Makasae, expondo quais sons possuem o status de fonemas, e quais são aqueles que possuem o status de fones, estando em algum tipo de variação. Após expor sobre a fonologia segmental, apontando os fonemas consonantais e vocálicos do Makasae, o autor analisará a estrutura silábica do Makasae, que possui uma alta frequência do padrão universal CV, sendo raro a ocorrência dos demais padrões. Destes demais padrões, há ocorrência somente de V e CVC.
Dessa forma, fica aqui registrada a divulgação dos seminários, assim como a divulgação também dos resultados preliminares das pesquisas que vem sendo desenvolvidas sobre as línguas de Timor Leste. Qualquer comentário ou sugestões dos leitores que possam contribuir  para o melhor conhecimento linguístico é muito bem-vindo...