Este post é o primeiro deste novo ano de 2011. E como tal, venho com grande satisfação divulgar a dissertação de mestrado do colega linguista Nuno Almeida, que trabalhou como professor em Timor Leste cerca de quatro anos no Projeto de Reintrodução da Língua Portuguesa em Timor Leste, intitulada Língua Portuguesa em Timor-Leste: Ensino e Cidadania, defendida na Universidade de Lisboa no ano de 2008.
Segue o resumo da dissertação elaborado pelo próprio autor:
Nesse trabalho, começo por apresentar uma perspetiva histórica da presença da língua portuguesa no território de Timor e da sua ligação com a formação de uma identidade nacional, concluindo que a opção da LP como LO se deve à sua presença na génese de tal identidade, não esquecendo o espaço da Igreja neste processo. Depois, tento uma definição da situação sociolinguística da LP em TL à luz de conceitos da Didática das Línguas, enquadrando o contexto em que ocorre a aprendizagem de LP pelos timorenses, para que se possam tomar opções estratégicas mais conscientes. Também me refiro à forte ligação entre língua e cultura, chamando a atenção para alguns aspetos menos positivos da presença de um grande número de agentes estrangeiros na (re)introdução da LP em TL. Ainda apresento algumas pistas para ligar o ensino/aprendizagem de LP ao desenvolvimento de valores de cidadania, aproveitando o contexto de multilinguismo em que vive a maioria dos aprendentes timorenses. Para terminar, faço uma descrição reflexiva dos resultados da aplicação de um inquérito destinado a diagnosticar o papel da LP para o público não adulto.
Os links a seguir possibilitam o download desta dissertação:
http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/479/1/17753_Disserta00E700E3odeMestradoLCP.pdf (versão inicial);
http://www.4shared.com/document/kFH_MMZI/NUNODissertao_de_Mestrado_LCP.html (versão pós-defesa).
Fica aqui, então, registrada a divulgação deste trabalho importante, assim como mais outro agradecimento ao empenho de Nuno Almeida em relação à "causa" da língua portuguesa em Timor Leste.